segunda-feira, 14 de abril de 2008

Os filhos da terra


"Sabemos que o homem branco não compreende nosso modo de viver. [...] A terra não é sua irmã, mas sim sua inimiga, e depois de exaurí-la, ele vai embora. Deixa para trás o túmulo de seu pai, sem remorsos de consciência. Rouba a terra dos seus filhos. Nada respeita. Esquece as sepulturas dos seus antepassados e o direito de seus filhos. Sua ganância empobrecerá a terra e vai deixar atrás de si, os desertos. A vida de tuas cidades é um tormento para os olhos do homem vermelho. Mas talvez isto seja assim por ser o homem vermelho um selvagem que nada compreende. [...] O que é o homem sem os animais? Se todos os animais acabassem, os homens morreriam de solidão espiritual, porque tudo quanto acontece aos animais pode também afetar os homens. Tudo está relacionado entre si. Tudo quanto fere a terra fere também os filhos da terra. [...] De uma coisa sabemos que o homem branco talvez venha um dia a descobrir: O nosso Deus é o mesmo.[...] Ele é Deus da humanidade inteira. E quer bem igualmente ao homem vermelho como ao branco. A terra é amada por Ele. E causar dano à terra é demonstrar desprezo pelo seu criador. O homem branco também vai desaparecer, talvez mais depressa do que as outras raças. [...] Se te vendemos a nossa terra, ama-a como nós a amávamos. Protege-a como nós a protegíamos. Nunca esqueças como era a terra quando dela tomaste posse. E com toda a tua força, o teu poder, e todo teu coração. Conserva-a para teus filhos, e ama-a como Deus nos ama a todos. Uma coisa sabemos: o nosso Deus é o mesmo Deus. Essa terra é querida por Ele. Nem mesmo o homem branco pode evitar o nosso destino comum."


O texto que você leu relata a resposta do chefe índio Seathl à proposta do governo americano de comprar suas terras, após uma série de massacres que quase dizimou seu povo, há mais de 100 anos atrás.


E, 100 anos depois, eu ainda sinto vergonha de ser branca ao lê-la.
leia aqui a resposta na íntegra

4 comentários:

Flávia Ruas disse...

gostei muuuito do texto! a sabedoria dos índios é admirável, sempre foi ;D
beijos ;*

Junkie Careta disse...

Eu também lembro do impacto que isso me causou a primeira vez que li.Tive o mesmo sentimento que você.

Gostei do toque irônico de seus textos.

Grande abraço

Bruna Bo disse...

Ultimamente os índios estão mostrando o quanto são fortes.
Pobre homem branco!

Gabriela&Mafalda disse...

concordo.
Deus é um só,aquele que fez os céus e a terra,que pos toodos aqui nesse mundo hoje,aquele que ama a todos da mesma forma.
:) adorei o post:D!