As novelas hoje em dia estão bem mais focadas em um assunto que antes não era tão explorado: o preconceito. Acho isso genial, para mim uma das principais razões de estarmos indo pro buraco é essa nossa incapacidade de aceitar e enxergar como seres-humanos pessoas alternativas. Isso chega a ser inconsciente, mas sempre acontece. As freiras do colégio católico em que eu estudei desde pequenininha, sempre nos ensinaram que as pessoas são muito mais do que suas religiões, aparência ou deficiências e, na minha classe, sempre houve judeus, negros, deficientes, espíritas, asiáticos, adotados ou podres-de-ricos.

Connie Chiu, modelo albina chinesa. Seus pais se mudaram de Hong Kong pra Suiça quando ela tinha sete anos porque não agüentavam ver a filha ser discriminada
Mas mesmo assim não posso me dizer livre de preconceitos. Tenho preconceitos sim. Preconceito contra preconceituosos e arrogantes. Sou preconceituosa contra quem não sabe viver pacificamente em sociedade. É coisa da qual não me orgulho, acho que cada um tem suas opiniões e eu devo respeitá-las, mas eu simplesmente não consigo quando se trata dessas pessoas. Qual é a grande diferença entre nós? Alguém é menos inteligente porque é mulher ou pobre? Alguém é menos bonito porque é negro ou albino? Alguém tem menos sentimentos ou capacidade por ser cego ou andar de cadeira de rodas?
Sinceramente eu espero que cada vez mais pessoas assistam novelas e consigam enxergar as mensagens que elas nos passam. E assim, quem sabe um dia, o mundo vai ser um lugar um pouquinho melhor pra se viver.

